Filé de Namorado com pupunha e legumes

Voltar

 

Ingredientes:
400 gramas de peixe namorado em postas (se preferir, pode-se usar pescada amarela ou congro)
150 gramas de tomate-cereja (aprox. 1 bandeja)
* raspas de limão siciliano (uma pitada -- 5 g)
* a gosto de Flor-de-sal
* a gosto de pimenta rosa
* a gosto de azeite de oliva
200 gramas de palmito pupunha
100 gramas de aspargo
5 gramas de salsinha
50 gramas de manteiga
100 ml de vinho branco
* a gosto de manjericão
* a gosto de salsinha bem picada
* a gosto de ervas frescas (as mais indicadas são tomilho e alecrim)
* a gosto de pimenta-do-reino

Modo de preparo
Tempere as postas de peixe com flor-de-sal e pimenta. Aqueça uma frigideira e adicione um fio de azeite de oliva. Coloque as postas nesta frigideira, com o lado da pele para baixo. Sele cada lado por dois minutos, em fogo brando.

Em uma assadeira, coloque as postas, o vinho, raspas de limão e as ervas (tomilho e alercrim). Leve ao forno médio (170 graus) por 10 minutos.

Prepare um confit de tomate-cereja. O confit é uma cocção lenta em azeite. em uma panela, coloque os tomates-cereja e cubra com azeite de oliva. Leve ao fogo na temperatura mais baixa. Não deixe ferver. Ao iniciar a fervura, afaste a panela do fogo. Este processo deve ser feito durante cinco minutos.

Faça um sauté de pupunha. Corte-a em lâminas finas. Aqueça bem uma frigideira com um fio de azeite de oliva e dê uma leve tostada na pupunha.

Corte os aspargos em pequenos pedaços, no sentido diagonal. Separe as pontas para decorar o prato. Em uma frigideira bem quente, adicione um fio de azeite e uma cabeça de alho (com casca e tudo, apenas para arromatizar a gordura). Dê uma tostada nos aspargos. Adicione a manteiga. Coloque mais azeite de oliva (se preferir, coloque azeite aromatizado com manjericão e limão siciliano -- misturados previamente), cebolinha, salsinha e pimenta-rosa (que é só aromatizante e não dá ardência).

Monte o prato, com os tomates ao centro, os peixes nas laterais e, por cima deles, as lâminas de pupunha. Decore com os aspargos, manjericão e mais raspas de limão siciliano.

https://goo.gl/WTYj8j

 
Voltar