Como temperar o peixe??

Voltar Como a maioria das receitas culinárias, a técnica de temperar o peixe varia. Existe a forma clássica, formas mais elaboradas, diferenças regionais e diferenças referente ao tipo de receita que será preparada com o peixe. Aprenda aqui algumas formas de temperar peixe.


1 - A forma clássica de tempero é também a mais simples: Basta regar o peixe com suco de limão, sal e pimenta do reino. Depois de temperado, basta deixá-lo na geladeira para o sabor incorporar e já está pronto.

O limão, que é ácido, ajuda a dar consistência e a deixar a carne mais firme. Alguns peixes podem se desmanchar depois de serem cortados. Por isso o peixe deve ficar por muito tempo no tempero de molho e, sim, só alguns minutos na geladeira. (Mais ou menos de 15 a 20 minutos)

2 - Outra forma de temperar é através de ervas como manjericão, louro, tomilho, alecrim etc. Para usar alguma dessas ervas você deve batê-las no liquidificador e depois passar o tempero no filé e deixar descansar por uma hora antes de seu preparo. Essas ervas dão um sabor especial e um toque sofisticado à refeição.

Deve-se ter cuidado ao usar tomilho por causa de seu forte sabor. Seu uso em grande quantidade e principalmente em conjunto com outras ervas de sabor forte podem acabar alterando o sabor original do peixe.

3 - Uma alteração da forma clássica de tempero é substituir a pimenta do reino por alho. Assim, será usado limão, sal e alho. Você deve juntá-los numa vasilha e, após, juntar o peixe e deixar descansando por mais ou menos 20 minutos. Ao final desse tempo você perceberá que o filé estará um pouco assado, graças ao limão.

Depois basta colocar azeite numa frigideira e despejar o filé e o caldo. Aos poucos, o caldo irá secar e o filé, dourar.

4 - Outra forma de caldo para temperar o filé é misturar creme de coco ou molho vermelho ao limão e sal no liquidificador. E todo o resto do procedimento de deixar o filé de molho por aproximadamente 20 minutos é igual aos passos anteriores.

Outra opção é, em vez do creme de coco ou molho vermelho, usar caldo de legumes e vinho branco.

5 - Uma forma de temperar um pouco mais complexa usa azeite misturado à manteiga com dentes de alho picados e levar essa mistura ao fogo e esperar ferver, para que o gosto do alho seja incorporado. Ao fim, acrescente vinagre a gosto e coentro. Dessa forma você terá um molho diferente e saboroso para temperar o filé de peixe.

Esperamos ter ajudado!! E lembrem-se,pensou em peixes e frutos do mar,a Londripeixe é o lugar!!

Londripeixe,excelência em peixes e frutos do mar.

Voltar